sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TEMA PARA REFLEXÃO SOBRE O POVO CUBANO




Cuba: 17 coisas que você pode não saber 
1) Você sabia que o povo cubano tem sofrido um embargo econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos desde 1961, como uma medida de guerra por ser libertado de imperialismo ianque, que pune qualquer empresa que comercializa com Cuba, e que o embargo não é legitimada pelas Nações Unidas?. Danos à economia cubana pelo embargo dos EUA foi estimado em mais de 53 mil milhões de euros, entre 1961 e 2008.
2 ) Você sabia que o povo cubano aprovou uma Constituição socialista democrático, em 1976, com 97% voto favorável do eleitorado, que reconhece e garante os direitos fundamentais garantidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e um dos mais avançados do mundo?
3 ) Você sabia que Cuba é classificada como a No. 50 em alto desenvolvimento humano (de 177 países), ou seja, aquelas empresas que melhorar a vida dos seus cidadãos através de um aumento de activos para satisfazer suas necessidades básicas e complementares e criando um ambiente onde os direitos humanos sejam respeitados, de acordo com o relatório de 2006 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento?
4 ) Você sabia que Cuba é o único país que satisfaz os critérios mínimos para a sustentabilidade ambiental de acordo com o relatório de 2006 apresentado em Pequim pelo Fundo Adena-World suíço Mundial para a Natureza?
5 ) Você sabia que Cuba é, segundo a UNICEF, o único país da América Latina a ter a desnutrição infantil erradicada, e apresenta a maior expectativa de vida do Terceiro Mundo (78 anos) e taxa de mortalidade infantil mais baixa América Latina e Caribe (4,7 por mil nascidos vivos), mesmo abaixo os EUA?
6 ) Você sabia que Cuba, com seus recursos limitados, é um dos países que têm compromissos em cooperação com os países do Terceiro Mundo, o desenvolvimento de programas como o Barrio Adentro, na Venezuela, que tem dado todos os bairros um centro de saúde, e Operação Milagre, que tem servido nos últimos 4 anos para restaurar a visão de 1 ½ milhões de pessoas em mais de 20 nacionalidades, de forma gratuita, com o apoio da Venezuela?
7 ) Você sabia que Cuba erradicou o analfabetismo em 1961, apenas dois anos após a Revolução, e agora, através do programa de alfabetização de adultos "Sim, eu posso", permitiu apenas 2 anos países livres como a Venezuela, Nicarágua e Bolívia, o analfabetismo?

8) Ou que Cuba é o país do mundo, mais médicos trazer para a campanha das Nações Unidas contra a Aids, com mais de 3.000 médicos, quando EUA e União Europeia deixar de 1.000, indicando as Nações Unidas sem os médicos cubanos seria praticamente impossível fazer a campanha como essa sem a 2.500 médicos cubanos enviados para cobrir o terremoto no Paquistão em 2005 não tinha salvo a vida de mais de 1.500 pessoas e centenas de milhares de pessoas curadas mais? O que Cuba tem mais médicos no mundo que a prevista pela Organização Mundial de Saúde?
9) Você sabia que Cuba condenou o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, ainda cinco cubanos permanecem presos nos Estados Unidos desde 1997 por ter se infiltrado em organizações terroristas de Miami e ter alertado o governo EUA planejam mais de 170 ataques na ilha, sendo acusado de espionagem, em um julgamento arranjado, mesmo em prisão condenándoseles alta, incluindo penas de prisão perpétua a 2 para a mesma pessoa, e em um calabouço torturándoseles conhecida como a Gap?
1 0 ) Você sabia que os EUA proibiu seus cidadãos de viajar para Cuba, com penas de até 10 anos de prisão quem faz?
1 1 ) Você sabia que, enquanto em Cuba manter seus escritórios abertos vários meios de comunicação estrangeiros, tanto europeus e americanos (incluindo CNN), no entanto, os Estados Unidos não permite que jornalistas cubanos para trabalhar no seu país?
1 2 ) Você sabia que Cuba foi o primeiro país a solicitar a eliminação da dívida externa dos países do Terceiro Mundo?
1 3 ) Você sabia que Cuba tem um dos melhores sistemas de saúde e educação no mundo, pública, gratuita e universal, reconhecido pelas Nações Unidas?
1 4 ) Você sabia que Cuba é uma potência em biotecnologia e que muitas das patentes suas drogas são usados ​​para tratar muitas doenças no mundo a preços baratos, incluindo a droga que cura úlceras do pé diabético?
15 ) Você sabia que em Cuba todos os anos, toda a população recebe o furacão programa de simulação, chamado Meteor, que permitiu que as vítimas são escassos na ilha (não chegou a uma dúzia de 10 anos), enquanto outros países da área do Caribe, incluindo os Estados Unidos, matou milhares de pessoas, como o caso do furacão Katrina?
16 ) Você sabia que em Cuba existem 65 escolas de arte, são publicados 80 milhões de livros por ano e rolou cerca de 5 a 6 filmes por ano, e que existem 11 mil instalações desportivas gratuitas, sendo uma potência mundial no esporte, com 24 Pequim e 27 medalhas em Atenas?
17 ) Você sabia que Cuba é, juntamente com a Venezuela, o pioneiro no estabelecimento de um sistema de integração latino-americana sócio-econômico caracterizado pela solidariedade, chamado ALBA, que são adicionados e outros países, que tem resistido ao pé da livre promovido pelo comércio dos EUA ambos têm arruinado o povo americano?


Nenhum comentário: